Mappit Fique ligado

Dicas para mandar bem em uma entrevista

5

A Mappit, consultoria de recrutamento e seleção especializada em profissionais no início de carreira, preparou algumas dicas para você mandar bem em uma entrevista de emprego.

1. Pesquise informações sobre a empresa e o cargo. 

Cada empresa tem uma cultura diferente e é importante você entender como as coisas funcionam por lá. Entre no site, leia a missão, visão e valores da organização. Acesse as redes sociais e veja quais são os conteúdos publicados. Outra dica boa é ler matérias que saem na imprensa. Isso mostra que você está interessado.

2. Prepare um bom currículo.  

Esse documento irá conduzir a entrevista. A Mappit disponibiliza em seu site um modelo padrão. Você pode utiliza-lo como referência para montar o seu. 

3. Divida mentalmente sua carreira em etapas para organizar a conversa. 

Geralmente a entrevista começa da sua experiência mais antiga para a mais atual. Pode ser, por exemplo, uma mudança de cidade que você tenha feito quando mais novo, cursos durante a escola, empregos anteriores, entre outros. 

4. Pense em exemplos para quais são seus pontos positivos e pontos negativos. 

Tenha em mente que essa é uma pergunta que costuma aparecer durante uma entrevista e não deixe para pensar na resposta apenas quando for questionado. Seja sincero, mas tome cuidado para não parecer arrogante demais ou pessimista demais. Peça para uma pessoa ouvir sua resposta e dizer o que achou. 

5. Treine suas respostas e seja transparente.  

Imagine quais são as possíveis perguntas que podem aparecer e treine suas respostas, mas acima de tudo seja transparente. Recrutadores são profissionais capacitados para analisar e perceber quando uma pessoa não está sendo totalmente sincera.

6. Sempre finalize suas respostas com tom positivo. 

Empatia é uma das competências mais importantes no momento de uma entrevista. Tente não ficar nervoso, ser o mais natural possível e criar um ambiente positivo. 

 

Siga a Mappit no Facebook e no Linkedin e fique de olho em conteúdos cheio de dicas para você se dar bem em um processo seletivo e no mercado de trabalho.